VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: os limites entre o público e privado

A internet lançada em 1991, hoje pode ser considerada como uma parte importante das nossas vidas, tanto que o uso da internet como ferramenta da comunicação com o mundo tornou-se algo habitual, e mostra uma parte de nossas vidas que achamos pública, por exemplo, do que gostamos, para onde viajamos, entre outras coisas. Porém, algumas pessoas ameaçam sair do limite do público e invadem a privacidade de usuários, os chamados hackers , indivíduos que invadem sistemas de segurança de forma ilegal.
Em algum momento você já deve ter ouvido de pessoas ou empresas que tiveram arquivos privados expostos. Recentemente houve o caso do Facebook que vazou dados quanto às preferências de não só os que participaram e aceitaram isso como o de seus amigos que não haviam aceitado a empresa. A Cambridje Analytica contabilizou cerca de 87 milhões de usuários afetados. 

É sempre importante que cuidados sejam tomados como não acessar páginas com segurança duvidosa, usar um antivírus com boa qualidade. muitas pessoas erram ao escolher um antivírus gratuito, na maior parte das vezes estes possuem o banco de dados com poucos vírus cadastrados, então a mensagem "seu computador está com vírus" deveria ser trocada por "dos vírus que tenho em meu banco de dados , seu computador está seguro", isto não zera as chances de que algo aconteça, mas, ajuda a manter seus dados privados seguros.


Por: Rafael Machado

Comentários